VOCÊ SABE POR QUE "H U G O" ?

31.10.08

É hoje!!!

São 7:00 da matina.
Já estou de banho tomado, tudo organizado, só aguardando!

Depois de conviver com um militar quarentão que tava preocupado com a depilação, um filho de pastor evangélico, um senhor aposentado do DAER e um cidadão que de tarde recebia mulher e filhas, e de manhã era visitado pela "outra", termina hoje minha passagem pelo Instituto de Cardiologia!

Meu exame ficou pronto! Fui "aprovado"!!! Isso significa ALTA HOSPITALAR!
vencendo mais essa. Ainda tem um tratamento longo, mas fora do hospital e com vida normal.

Quero deixar registrado aqui um agradecimento a algumas pessoas:

Do início:

-Daina, corpa: que correu na quinta-feira passada pra me dar uma mão na hora da internação. Ela e Camila, corpa.

-André e Monique: Primos queridos que atenciosos me receberam aqui no cardiologia (agradeçam ao "Marcinho" por mim). Ter um "sterapeuta" e uma enfermeira particulares, não é pra qualquer um.

-Fernando Ludwig: meu cardiologista a partir de agora, que sempre atencioso, me deixou tranquilo e a par de tudo o que estava acontecendo comigo. Paciente foi ele respondendo a todas as minhas perguntas...

-A todos da minha família de sangue: aos que rapidamente vieram de Jaguari, Gica, Fofo, Tia Doli (até o Miguel) e claro minha MÃE querida que está sempre comigo. Nervosa que só ela, temia que me amputassem a perna... pode?

-A toda a minha minha família de amigos, que ligaram, mandaram e-mails, vieram aqui... fizeram esses dias bem menos chatos.

-E claro, todos os desconhecidos que me aturaram aqui no hospital, porque sei que sou bem chato como paciente.

Muito obrigados a todos!
Estou indo pra casa.
Abraços,
Hugo.

P.S.: O Fernando chegou aqui no meio da escrita deste texto. Com minha alta... o cara é muito gente boa. Se alguém precisar de um cardiologista, indico Fernando Ludwig.

29.10.08

PREVISÃO DE ALTA

Hoje tive uma boa notícia!
Se meu organismo responder bem ao tratamento, na SEXTA-FEIRA terei alta médica!
Meu médico (grande Fernando Ludwig, que tem tido grande paciência e respondido a todas as minhas perguntas) me disse que me mantém no hospital somente para controlar a dose de medicamento correta para manter o meu INR.

Pra explicar um pouco:

Resumidamente, meu problema é de coagulação sanguínea! Por algum motivo (ainda não definido) meu sangue tem uma tendência anormal de coagular facilmente. Esta coagulação é que forma os trombos, que acabam obstruindo o fluxo de sangue, principalmente dos membros inferiores para o coração. No meu caso um desses coágulos, está obstruindo uma das veias da perna esquerda. O procedimento neste caso é usar medicação que evite a movimentação deste coagulo, evitando uma TEP - tromboembolia pulmonta - problema que já tive ano passado.

A medicação altera o INR, que é um índice que controla o tempo de coagulação do sangue! Pessoas sem medicação normalmente têm esse índice em torno de 1. No meu caso esse índice deve ficar entre 2 e 3 - "afinando o sangue".

É isso que eu estou esperando aqui. Esperando meu INR atingir 2... A previsão é amanhã (30/10) de noite, ser coletado sangue para análise, e na sexta-feira de manhã, se tudo der certo, TEREI ALTA HOSPITALAR!!!

Progressos: hoje minhas regalias aumentaram... recebi autorização pra caminhar pelo corredor e descer até a cafeteria, para dar uma passeada!

Era isso!
Abraço,
Hugo.

28.10.08

PRA QUEM QUISER SABER MAIS...

Pessoas,

Mais uma tarde que passo aqui, esperando por alta!
Meu médico acaba de sair daqui e já me deu algumas regalias: posso dar uns passos aqui pelo andar, não preciso mais manter o membro erguido e logo saio daqui. Me explicou algumas coisas sobre os remédios que estou tomando e sobre os exames que ele está solicitando.
Quase todo de sangue!!! Como tiram sangue de mim... acho que eles devem ter tirado mais de litro entre hoje e ontem... Até brinquei com a enfermeira, e disse que provavelmente eles estavam fabricando "morcilha" pro café da manhã.

Bom, mas estou cada dia melhor.

Enquanto estou por aqui, entre uma palavra cruzada e outra, eu tenho lido algumas coisas sobre meus probleminhas...
Já encontrei vários textos, vários sites que falam sobre TVP (trombose venosa profunda) e TEP (tromboembolia pulmona) que foi o último problema que eu tive...

Num destes sites encontrei essa animação que pode ser vista abaixo:


O áudio está em inglês, mas é de fácil compreensão.
Como já disse, as causas (no meu caso) não estão ainda definidas. Só os exames poderão definir.
É bem provável que isso tenha causa genética, ou alguma correlação hormonal.

Enquanto isso, fico por aqui... Bem comportado, e louco pra ter alta!

Abraço a todos.

Hugo.

P.S.: DIVULGUEM O MEU BLOG!!! NEM TODOS OS AMIGOS ESTÃO SABENDO.

27.10.08

Ainda por aqui

Queridos amigos, estou ainda melhor nesta manhã de segunda-feira!
Sem dor, (com exceção das agulhadas de heparina... dói pacas, mas passa)... e o mais bacana, dá pra tomar um banho melhor, sem dor... Era horrível tomar banho com dor na perna. Tinha que ser bem rápido, pois doía muito ficar em pé... mas hoje, tá tudo normal, até a barba vou conseguir fazer!

Hoje aproveito pra contar uma peculiaridade do IC (Instituto de Cardiologia)! Como era de se esperar, aqui se internam pacientes, em sua grande maioria, cardíacos! Como é sabido também, cardíacos tem dieta praticamente sem sal! A comida vem completamente sem SAL!!! Além de pouca, é completamente insossa!

Meu médico me liberou dieta normal. Mas a dieta normal vem com uma determinada dose pré-estabelecida de sal, separada... o paciente que salga a comida! Pra mim vem a quantidade absurda de 6g... 3 pacotinhos (óbvio de 2g cada, hehehehehe). Na primeira vez que almocei, usei quase 2 pacotes... e um sobrou! Logo tive uma idéia brilhante!

Imagina! Uns com tanto, e outros com tão pouco! Quantos colegas pacientes não dariam qualquer coisa (altas quantias em dinheiro) por meio pacote de sal???? Vislumbraram o nicho de mercado que se abria na minha frente? Precisava juntar mercadoria pra começar o negócio!

Doce ilusão... meus planos duraram pouco! Acho que leram meus pensamentos e passaram a me trazer comida salgada! Droga... logo os balões de imaginação (tipo os do Pica-Pau -" mulheres, iates, dinheiro") se dissolveram no ar! A comida agora é salgada... porém ainda bem, bem pouca!

Sonhos destruídos!!! Porém, novos horizontes surgem! Estou juntando potinhos de geléia!!! Já tem de uva, de morango, de goiaba... Com certeza encontrarei algum diabético louco açúcares ilícitos!!!

Bom, vou almoçar.
Abraço.
Hugo.

26.10.08

Direto do Hospital

Pois é pessoal, estou de novo de molho no hospital!!!

Como diz o Jorge... "as tromba" resolveram reaparecer!

Agora já está tudo bem! Mas a saga foi complicada!

Procurei o médico, por uma dor na perna. Estava esperando por exames, mas a dor continuava!
Quando não mais aguentei a dor, resolvi procurar a emergência da Santa Casa! Pra quem não sabe, a Emergência do SUS da Santa Casa está fechada desde a segunda passada... Eu estava na emergência dos convênios do Hospital Dom Vicente Scherer, e também estava lotada!!!

Quando fiz a consulta, o médico que me atendeu logo me pediu exames, pois desconfiava de uma trombose, pois também meu histórico clínico era suspeito...

Com uma ecografia de membros inferiores foi diagnosticada uma TVP - Trombose Venosa Profunda, na perna esquerda. Me informaram que eu teria que ficar hospitalizado!!!

Agora vem a parte complicada! Fui informado de que eu seria hospitalizado porém até aquele momento não existia leito vago!!! Pode? Juntamente comigo estavam mais sete pessoas na mesma espera. Estávamos internado, mas em poltronas aguardando vagas em leitos... Isso já é crítico e sabido que acontece no SUS, mas estava na emergência dos CONVÊNIOS! Por último fui informado que provavelmente eu esperaria 3 dias por um leito... antes disso, deveria ficar ali sentado numa cadeira, sem poder receber visitas e em situação no mínimo precária!

Resolvi dar o "jeitinho brasileiro"! Lembrei que meu primo (minha mala querida) trabalha no Instituto de Cardiologia, e liguei pra perguntar se no IC tinha leito disponível!!! E tinha!!!

Começa a segunda novela! A transferência... precisei o telefone do médico do IC pra que o médico da SC entrasse em contato e confirmasse minha transferência...

Contatos feitos, mais um entrave: quem faria o transporte? Teriam que definir que ambulância me transferiria... Concluíram que a SC faria o "translado"! Detalhe, as ambulâncias da SC não funcionam depois das 19H... Já ouviram falar nisso? Horário de funcionamento de ambulâncias num hospital... mais uma piada pronta como diria o Zé Simão! Bom deixa assim... só queria um leito!

Vim pro IC de carro... (Salve Camila Corpa)
A "negra" também me ajudou muito. Foi ela que correu comigo pra cima e pra baixo (beijo Corpa). Bom, resumindo: as 23H da última quinta-feira já estava no tão esperado leito.

Depois de ser avaliados por médicos aqui, ele me deram o diagnóstico, mas ainda não sabiam a causa! Estou tomando anti-coagulantes, preciso ficar em repouso com o membro elevado (leia-se perna esquerda... não pensem em outro membro... hehehe). De resto, já estou bem! Hoje já não sinto mais dor quando piso e a panturrilha não tem mais edema (muito técnico...)...

Ainda fico por aqui até terça-feira, no mínimo. Se quiserem, posso receber visitas. Estou no quarto 356, bloco 3B do Instituto de Cardiologia. Aqui tenho além de médicos legais, um fisioterapeuta e uma enfermeia particulares... (queridos primos... hehehe)

Por hora, é isso! Assim que tiver mais informações, aviso por aqui.
Abraço amigos.

Hugo.

FURO MTV

furo