VOCÊ SABE POR QUE "H U G O" ?

10.2.08

A ORIGEM DO NOME... (ou apelido? hj, nome!!!)

Várias pessoas já se assustaram com o fato de eu não me chamar Hugo! Sim, é bem provável que algumas pessoas estejam sabendo disso agora. Hoje 90% das pessoas que convivem comigo me chamam de Hugo... Eu sou apresentado a pessoas como Hugo... Na rua, se ouço alguém chamando "Ei Hugo...", eu respondo sem pestanejar! Tudo isso teve início em 1998 quando ingressei como morador da CEU-UFRGS.

Era início de junho daquele ano e eu consegui uma vaga no 7° andar daquela Babel. Casualmente naquele dia o pessoal do andar estava fazendo um mutirão pra pintar as paredes do corredor, e eu assim como os outros recém-chegados fui convidado (na real convocado) pra ajudar. Ao fim da labuta a galera mais tranqüila se reuniu na sacada do andar pra conversar e beber "Trebom" de garrafon... Os novatos, mais empolgados ficaram até beeeeeem mais tarde na sacada... Dos novos éramos 3: a Taís, o José Silvano e eu. Dos das antigas tinham mais outros, mas lembro só da enigmática (a bem da verdade, um poço de timidez) Marcita... A Taís era aluna das Artes Cênicas... já viu, né? Meio alta ainda por cima... Ríamos e conversávamos sobre nossas vidas, e a Tís bebia e fumava (loca varrida, ela nega mas tava bebeinha ahahahaha). Curiosa como só queria saber tudo sobre todos... "Qual teu nome? De que grota tu veio? "(sim, pq ela veio da megalópole Bento Gonçalves) essas coisas básicas...

Na minha vez digo: eu sou José Ernesto, venho de Jaguari e faço Eng. Civil... Lembro da cara da loca... logo foi dizendo:
"Ahhhhh não, engenheiro e com esse nome... é muito complicado, tu precisa de um apelido..." Indo na lógica tascou ela... "Zé, claro...", mas quase que instantaneamente concluiu que já era o Zé Silvano... não dava pra ser Zé... Como sempre brilhante e espirituosa concluiu: "É Huguinho, agora só falta encontrar o Luisinho do 7° andar da CEU."

Pensei eu, deixa essa loca me chamar do que quiser, amanhã ela nem lembra mais dessa alcunha. No dia seguinte como de costume, almoço no RU. Estava eu na vila, e vejo uma loca pulando e abanando os braços "Hugo... Hugo... aqui tem lugar..." A princípio nem dei bola... Quem era Hugo? Mas reconheci a criatura, e lá fui eu, tímido, pois todos sabiam que era comigo que a criatura bradava... Quem já teve o prazer de comer no RU do centro conhece as enormes mesas que tem lá... A mesa estava lotada, com um pequeno lugar bem no centro da mesa... Disse ela: "Olha pessoal esse é meu novo amigo e vizinho o HUGO... ah ele faz engenharia, mas é legal". Todos à mesa eram colegas de DAD dela! E começou ali... ela me apresentava pra todos como sendo Hugo... e as pessoas me conheciam por Hugo...

Nascia o Hugo! Até hoje tem amigos meus que não sabem meu nome real. E o pior, eu assimilei o nome. Agora ainda quero inserir Hugo no meu RG. Ora, se o Lula e a Xuxa podem, por que eu não? A única coisa é que não decidi onde vai ficar esse nome.

Esse batismo rendeu uma das melhores e mais legais amizades da minha vida. A Tís hoje é professora da UFSM, além de uma "puta ateriz" e escritora, tradutora e minha grande amiga (e cozinha como ninguém – ai ai o Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate é ótemo). E não dá pra falar de minha amizade com a Tís sem lebrar de outra amiga de CEU - a Marcita... A Márcia aturou a Taís durante uns 5 anos dividindo o quarto e hoje mora longe de nós em algum lugar no Amazonas...

É isso aí, a partir de hoje não preciso mais me gastar contando essa história. Quando alguém cair em desespero ao descobrir que não me chamo Hugo, eu simplesmente entrego o link e pronto.



7 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Eu li! E comentei! Viu que incrível! Tu é o Hugo, então eu me denomino Turion. Valeu irmão (sim, todo mundo diz mesmo), abraço

Coisas Minhas... disse...

essa história eu conhecia!!!

mas eh otema... mas Hugo caiu muito bem em ti... hehehe

abraço HUGO!

Anônimo disse...

Olha, vo deixar um pouco "peor", pra mim nem Hugo, nem Ernesto, nem José, e nem José
Ernesto, pra mim tu é o Mano!
Pode ficar assim: José Ernensto Hugo Mano Azevedo Nadalon.
Gostei. "Hugo Mano" ficou sonoro, "Mano Hugo", fica muito "di porto"! hahahaha
Mas a história do Hugo é boa, acho que eu ja tinha ouvido, só que devo ter achado que era mentira.
hehehe
Abraços Mano!

ninguém disse...

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Adorei!
bj

Unknown disse...

ai huguitooooooooo
eu chorei lendo isso!!!!!!!
bjs c amor

Diego Pontes disse...

Muito bom o post!! Acho q tem de resgistrar mesmo!O melhor disto tudo é q foi batizado por acaso e pode escolher seu proprio nome, deviamos todos poder escolher nosso nome. Hugo! Eu conheco um Ricardo, que virou Hugo q virou Ernesto q virou meu amigo ! Abraco

Marco disse...

Bah, cara. Que legal!!!!!!! :)

Gostei mesmo. :)

"E hoje a Tís é professora na UFSM..."

O tempo e o vento...

FURO MTV

furo