VOCÊ SABE POR QUE "H U G O" ?

10.7.09

Agora eu conheço…

A primeira vez que eu vi esse monumento ele ainda estava no papel. Eram croquis, desenhos arquitetônicos em planta baixa, cortes e fachadas… Estudos de posicionamento e utilização de terreno…

Lembro que quando vi aquilo, tentei construir na minha imaginação uma maquete, para visualizar em 3D o que seria construído dentro em breve em Porto Alegre.

Semana passada, aproveitei a parceria de um amigo e fui conhecer a nova sede da Fundação Iberê Camargo. Cravado ao lado do Guaíba está um prédio de arquitetura moderna cujo o projeto é premiado na Europa. Projeto de Álvaro Siza, arquiteto português, é com certeza um dos prédios mais modernos da capital.

Há quem ache o prédio feio, cinza, frio… Mas só entrando para se ter a real noção da beleza arquitetônica deste monumento responsável por abrigar as obras de um dos mais famoso artistas gaúchos.

ibere_07

As linhas retas e duras da fachada nada tem a ver com a beleza leve das curvas internas dos corredores e galerias. O contraste do cinza externo com o branco ofuscante interno é algo intrigante. A forma de visitação as obras é outro detalhe: você sobe até o quarto pavimento e ao descer pelos corredores que abrigam clarabóias e janelas que ao mesmo tempo que iluminam, servem de moldura para as paisagens do Guaíba.

ibere_16

Em cada pavimento, salas e espaços abrigam exposições com obras do próprio Iberê e quando necessário de outros artistas. É tudo muito clean. Quem passa pela Padre Cacique, não imagina que dentro dessa caixa cinza, tenha se conseguido construir um centro cultural tão interessante. Sem falar no café que tem no anexo… Aos apreciadores da bebida, vale a pena. Tomar um bom café num fim de tarde, olhando para uma das mais belas vistas do Guaíba… fantástico.

ibere_04

Fica aqui minha dica aos porto-alegrenses que ainda não conhecem esse monumento artístico gaúcho. Aos que por algum motivo não podem vir até aqui conhecer, no site da Fundação é possível fazer um passeio virtual (…o que é a tecnologia, né?). Não é a mesma coisa que ao vivo, mas tem seu valor.

Nesse blog também é possível ver algumas fotos feitas por esse que “vos tecla”… Modéstia à parte, ficaram boas… (tem umas do Claudinei também… depois ainda me processa por direitos autorais – louros a ele também).

Abraço,

Hugo.

FURO MTV

furo