VOCÊ SABE POR QUE "H U G O" ?

27.6.09

Agora o GrupoRBS pode me contratar…

Já estava na hora de escrever algo por aqui.

Hoje rolou esse assunto com uma grande amiga que está morando em Portugal. A Jana trabalhou um tempo na ZH e eu sempre disse pra ele que gostaria de ser contratado pela Zero pra ser colunista… Mas sou engenheiro… Um engenheiro que as vezes, escreve uns textos…

Agora o supremo decidiu… O diploma é dispensável para o exercício da profissão de jornalista! Quem já passou ou ainda enfrenta FABICO e assemelhados não gostou muito da ideia. Alguns se sentem ameaçados, outros alegam outros valores… Mas é fato, em linhas gerais, desaprovam!

Penso que é uma grande bobagem essa discussão. O exercício do jornalismo sempre foi exercido por pessoas das mais diferentes formações… Agora é legal, só isso… Mas como no Brasil, tudo vira celeuma… Eis mais uma!

A Jana foi mais uma das que alegou que existe o lance da ética… Bom, na minha opinião ética é questão de berço… Ética passa por educação, por bom senso… E seria interessante que fosse debatido, praticado e aplicado em todas as áreas do conhecimento, dentro e fora de uma sala de aula… Na boa, pare e pense: deveria ser matéria de aula da faculdade? Na faculdade isso já deveria fazer parte da personalidade da formação moral de casa acadêmico.

Nestas horas me pergunto: políticos deveriam fazer jornalismo… quem sabe aprenderiam um pouco de ética… Falta muito pra esses seres… Mas política é outro assunto…

Já não é de hoje que temos economistas como colunistas, físicos com editoriais sobre a física do nosso cotidianos, atrizes escrevendo sobre dor de cotovelo e conselhos amorosos… E na maioria das vezes se dando bem… Melhor que muito diplomado por aí! Tem espaço pra todo mundo…

Tá certo! Hoje todo mundo se acha “jornalista”… Essa nova (já nem não nova) mídia – a internet – tornou a informação mais instantânea. É bem comum se ter um BLOG. Este que “vos fala” começou assim: tenho coisas pra dizer, quero publicar textos meus… vou fazer um blog e ser famoso como colunista de meu próprio periódico digital. Mentira! Começou por brincadeira, e assim fica até hoje…

Confesso, acho o jornalismo uma atividade bem interessante. Disseminar informação, conhecimento, ideias, promover discussão, em ultima instância provocar o pensamento crítico. E pra isso, tem espaço pra todo mundo… Jornalistas de formação e jornalistas de coração… Tem lugar pra todos os tipos de pensamento – isso só agrega, só diversifica…

Vida longa e próspera aos jornalistas. Sempre!

 

Abraço Jana, o Brasil morre de saudades.

Hugo.

FURO MTV

furo