VOCÊ SABE POR QUE "H U G O" ?

13.2.09

PEDALADAS NOTURNAS

Uso este espaço hoje para contar algo que fiz na última quarta-feira! Confesso que por várias vezes já havia pensado em tentar, mas na hora H, desistia... Pensei que não fosse "guentar" o tranco.

Mas um amigo (grande Cleiton) me disse que seria legal tentarmos e que se não o fizessemos, nunca saberíamos se conseguiriamos ou não!

Tentamos! Fomos na cara e na coragem, sem conhecer ninguém, e nos infiltramos no grupo. Devidamente paramentados - capacete principalmente - e iniciamos a nossa pedalada pelas ruas de Porto Alegre. Sem muita certeza de nada, quando o pessoal começou a definir o trajeto, levei medo! Ouvi um falando em "seguir pela Ipiranga e subir a Antônio de Carvalho..."! Putz... subir a Antônio de Carvalho? Será? Para minha sorte eles desistiram desse caminho, pois lembraram que era quarta-feira.... passeio leve, para iniciantes, velocidade média de 20 km/h. Mudaram os planos: vamos pra Garopa!!!! (onde é isso, perguntei pro meu amigo..)

Começamos a pedalada!
-> João Pessoa -> Túnel -> Farrapos, Farrapos -> Sertório, Sertório, Sertório (quase sem fim) -> Assis Brasil (essa também é longa) -> Quando vi, esta atrás da FIERGS... Isso mesmo!!!! Quase em Cachoeirinha, olha pelo mapinha aí!!! Chegamos ao tal posto Garopa!!! (Descobri enfim!)


Nem percebi... estava ainda inteiro! Comentários rolavam de que o trajeto tem aproximadamente 20km. E ainda tínhamos a volta! Mais 20 km! Pra quem estava acostumado em dar umas voltinhas pela Rendeção, ou pelo Gasômetro... alcei voos bem maiores!

Mas foi muito bom. Muito bom mesmo. O passeio é bem tranquilo e o mais importante - seguro.
Este passeio é organizado por um grupo de ciclistas que há muito tempo se reúne para fazer pedaladas noturnas. Existe um site onde é possível acompanhar os eventos que acontecem em todo o Estado, sobre ciclismo. Os passeios noturnos têm data certa:
  • segundas e sextas-feiras, para "iniciados"- pessoas mais acostumadas com pedaladas, com um ritmo de pedal mais forte;
  • e nas quartas-feiras, para os "iniciantes" - o passeio é mais tranquilo sem muitas subidas e numa pedalada mais leve.
Algumas coisas me chamaram a atenção, e é bom comentar, pra incentivar o pessoal a pedalar com o grupo. Segurança total - como o pessoal sai em pelotão (20 pessoas ou mais) é muito mais tranquilo. O transito fica mais atento vendo um bando de capacetes e várias luzinhas piscando... E o mais importante, o companheirismo do grupo - o pessoal é muito parceiro e atento, principalmente com quem é novato. Se alguém precisa parar, o grupo todo pára e o passeio só reinicia com todos no pelotão.

E pasmem - EU COMPLETEI O TRAJETO! he he he
Eu e meu amigo provamos que é possível.
Pena, não temos fotos da façanha!

Mas recomendo. Pra quem curte pedalar, é uma forma muito legal de conhecer a capital, de um outro ângulo. Entrem no site, confiram as possibilidades de passeio, porque vale a pena!

Um abraço do mais novo ciclista das noites porto-alegrenses,
Hugo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre pensei em bicicletear pelas ruas à noite, mas lembrava da volta, onde certamente deixaria a bike em algum lugar e pegaria um taxi.
Com o teu relato, vou repensar!
Abração.

Anônimo disse...

baaah conheço essa zona ^^ da pra ir a pé da minha casa até a FIERGS hehehe esteve bem pertinho XD até te acompanharia, mas não sei andar de bicicleta :/ beijao

FURO MTV

furo